After Colombian Experience

Thursday, January 12, 2006

2005 visto à lupa - 2005 overview

Assim se foi mais um ano, todavia ficam muitas coisas interessantes que me fazer recordar, sonhar e até me mudam o estado de espirito quando nelas penso... Terá sido um ano produtivo? Melhor que o anterior? Vibrante? Emocionante? Excitante? Triste? Pensando bem, penso que foi um ano cheio de todas essas coisas, o que possivelmente o torna no melhor (ou entre os melhores) anos da minha vida, e sinto-me contente por todas a experiências de que ele fizeram parte...

Foi um ano cheio de experiências novas que não só me fizeram rir, chorar, mas também crescer, já que de tudo um pouco aconteceu este ano... No essencial acho que este ano atingi bastantes coisas importantes na minha vida, já que foi finalmente este ano que terminei a universidade (um pouco a custo), já que me faltava tão pouco e não realmente a vontade de dar o passo em frente para terminar. Foi também este ano que realizei um dos meus maiores sonhos, que foi (e continua a ser) trabalhar do exterior, tendo a possiblidade de ver coisas diferentes e sentir uma cultura totalmente diferente da Portuguesa. Ter tido experiencias tão diversas como: subir uma montanha com 5000m, viver numa cidade com quase tanta população como Portugal inteiro, mergulhar num recife de coral, ter estado no paraiso da costa das Caraibas, sair do país onde sempre vivi e enfrentar o desconhecido, dando o passo de vir para a Colombia, sobretudo porque não é propriamente um país conhecido na sua essencia, e um monte de coisas mais que se me escapam agora... Também foi um ano, que tive a oportunidade de estar em climas tão diversos como o tropical, o desertico, o humido, o glaciar, e alguns outros que não me lembro do nome... Claro que aprender ou melhorar o meu Espanhol também me parece importante, já que acho que já tenho sotaque Colombiano, ou trabalhar numa Universidade, e verificar quão diferente é de uma empresa...

Enfim, estou extremamente contente por todas essas coisas positivas me terem acontecido, mas sempre há o reverso da medalha, e claro que nem tudo foram rosas, já que mudar totalmente de cenário, hábitos, costumes e outras tantas coisas nos faz sempre pensar, recordar e comparar com o que durante muito tempo vivi... Uma coisa que aprendi com tudo isso, foi ser mais observador, mas por outro lado mais dinâmico, interventivo e claro acrescentar menor pensamento racional às coisas que faço, ou seja, creo que desenvolvi a capacidade de assumir o risco como uma coisas completamente normal... Foi a primeira vez que realmente me senti um burro por confiar em toda a gente, já que pela primeira vez tive uma nota falsa na mão e a estava a tentar dar a outra pessoa para pagar algo...

Mudando para algo mais sério, claro está que estar longe de toda a minha família e amigos não é uma coisas muito fácil, mas acho que tinha que o fazer para poder crescer, pois estava a sentir-me preso no meu próprio espaço, mas quero deixar aqui a minha expressão de saudade por toda a minha família e claro pelos menos amigos, adoro-vos...

Outra coisa muito importante que aprendi foi que tudo aquilo que te falam, contam ou possas ler (seja na TV/livros/internet), não são de extrema relevância, já que não são experiências tuas, ou seja, como humano e como ser pensante, acho que sendo nós próprios "feitos" de experiências, há que vive-las na primeira pessoa... Portanto, penso que uma das coisas mais importantes que me aconteceu foi viver as coisas na primeira pessoa, e quisá deixar de falar de coisas que li, vi ou que me contaram, mas sim falar de coisas que eu vi, senti e principalmente vivi...

Em suma, creo que aprendi a vivir melhor um dia de cada vez e a planear somente o que tem de ser planeado, para que assim possa extrair o "sumo" de situações inesperadas...

------

Sorry, but the english version wont be written because its to much things to write again... try and learn Portuguese :)...

2 Comments:

  • "Outra coisa muito importante que aprendi foi que tudo aquilo que te falam, contam ou possas ler (seja na TV/livros/internet), não são de extrema relevância, já que não são experiências tuas"...

    Sendo assim... para que é que eu estou a perder tempo a ler isto?!

    By Blogger admin, at 10:16 AM  

  • Para Admin,

    Hola Admin, lo que tienes que hacer es ir a Colombia y conocer y vivir lo que es bueno!!! Como dicen en Colombia, no coma cuento coma carne.

    Admin,
    O que tens que fazer uma viagem a Colombia e conhecer aquele "paraiso".

    Um Colombiano!!!!!

    By Anonymous Anonymous, at 4:36 PM  

Post a Comment

<< Home